Policial francês suspeito de tentar subornar PMs é preso no Rio


RIO - O agente da Polícia Nacional da França William Meynard, de 26 anos, foi detido por uma equipe do 5º BPM (Praça da Harmonia) na Rua Silvio Romero, na Lapa, ao ser flagrado, na noite deste sábado, com um cigarro e duas pequenas barras de maconha, totalizando 30 gramas da droga. Ao ser abordado, Meynard, que também é atleta profissional de natação, teria tentado subornar os policiais militares, oferecendo uma quantia para não ser levado a uma delegacia.
PMs disseram que, durante uma ronda, viram duas pessoas em atitude suspeita: uma era o francês; a outra, fugiu. Segundo a polícia, quando foi parado e flagrado com a droga, Meynard teria aberto uma carteira e, por meio de gestos, oferecido dinheiro, repetindo a palavra “money”.
Levado à 5ª DP (Mem de Sá), Meynard teria dito que fumava maconha com desconhecidos antes de ser detido. No registro da ocorrência, feito com o auxílio de um tradutor, consta que ele admitiu a tentativa de suborno dos PMs. Meynard teria informado ainda que foi orientado em seu país a fazer isso caso fosse abordado por policiais no Brasil. O francês contou que está no Rio há um mês, como turista, e que planeja ir embora em dez dias.
Segundo a Polícia Civil, Meynard foi autuado por corrupção ativa. Porém, não ficou muito tempo preso. Ainda na manhã deste domingo, a juíza Andréia Florêncio Berto, do plantão judiciário do Tribunal de Justiça, concedeu um alvará de soltura em benefício do francês. Na decisão, ela disse que não via necessidade na prisão “pois o mesmo não oferece perigo à ordem pública”. A juíza concedeu liberdade provisória ao policial mediante a assinatura de um termo de compromisso, segundo o qual o réu não poderá se ausentar de sua residência na França nem mudar de endereço sem informar a Justiça brasileira. Ele deverá responder ao processo por carta rogatória.
Natural de Marselha, William Meynard é nadador profissional da equipe da Polícia Nacional francesa, que está vinculada ao Ministério do Interior e equivale à Polícia Federal brasileira. Num perfil do Facebook atribuído a ele, Meynard é descrito como “um nadador francês de nível elevado”. No site da Polícia Nacional da França, há um informe dizendo que Meynard participou, em novembro de 2012, da 24 ª edição do Salão dos Esportes de Bordeaux. O texto diz ainda que a Liga Sudoeste de Esportes da Federação da Polícia Nacional participou do evento com ‘‘14 de seus melhores atletas”.
Meynard é especialista na prova de 100 metros rasos. No campeonato mundial de Xangai, em 2011, ele ficou em terceiro lugar, atrás do australiano James Magnussen e do canadense Brent Hayden. Com um tempo de 48 segundos, o francês terminou a disputa à frente do brasileiro Cesar Cielo, que acabou fora do pódio por um centésimo de diferença em relação a Meynard. Em 2009, no campeonato nacional francês, em Montpelier, o policial também ganhou uma medalha de bronze. Procurado pela equipe de reportagem, o francês, que está hospedado num albergue em Santa Teresa, não quis falar sobre sua detenção.


Read more: http://oglobo.globo.com/rio/policial-frances-tenta-subornar-agentes-da-pm-ao-ser-detido-no-centro-do-rio-12869333#ixzz34pRRHDT7