Filme velozes e furiosos 5 detona a segurança pública do Rio

Em uma das cenas, The Rock tenta prender os mocinhos e se vê na mira de uma porção de armas. Dominic zomba dele, dizendo: "Onde você pensa que está? Aqui é o Rio de Janeiro!". Realmente, no filme parece que todo carioca é bandido e anda armado. E não podemos dizer que essa imagem é puro preconceito. É o resultado de décadas de descaso com a segurança pública, em governos sucessivos, que agora estão tentando reverter com a tal política das UPPS. O sucesso do filme no exterior mostra que, para boa parte do mundo, o Brasil, e o Rio de Janeiro em particular continuam a ser uma terra de bandidos.
Quem gosta de filme de perseguição de carro não se importa com o cenário e o filme deve faturar tanto por aqui quanto lá fora. Desde a década de 1960 que Hollywood descobriu que as plateias adoram ver carros em alta velocidade, batendo e saltando obstáculos e produz um filme atrás do outro com esse tema. Começou com o "Bullit", do Steve McQuinn em 1968. Era um policial cheio de estilo, com uma trilha sonora de jazz do compositor Lalo Schifrin, mas cujo ponto alto era o duelo entre o Ford Mustang do herói e o Chevrolet Camaro dos mafiosos, pelas ladeiras de San Francisco.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,39987,Velozes-e-Furiosos-detona-com-o-Rio-de-Janeiro.html#ixzz1OH8veKkN

Postar um comentário

0 Comentários