A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto de lei que eleva o salário dos parlamentares, do presidente, do vice e dos ministros de estado a partir de 1º de fevereiro de 2011. O reajuste é de 62,5%, que eleva o atual salário de R$ 16,5 mil para R$ 26,7 mil, que já incidirá no contracheque de janeiro de 2011.
A aprovação ocorreu rapidamente. Enquanto a Mesa Diretora se reunia para discutir a proposta, o projeto foi levado para o plenário para votação com assinatura de cinco dos sete membros do colegiado. Antes houve votação do regime de urgência, pedido pelos partidos PTB, PSDB, PDT, PC do B, PR, PSC, DEM, PHS, PMDB, PMN, PV, PPS, PT do B e PT. A aprovação se deu por 279 votos a favor, 35 contra e 5 abstenções.
A concessão do reajuste aos parlamentares provocará um problema conhecido como efeito cascata. Pela Legislação, deputados estaduais têm direito a 95 % do valor dos vencimentos dos deputados federais, os vereadores por sua vez, têm direito a subsídios entre 20% a 75% dos vencimentos dos deputados estaduais. Com o aumento no Legislativo federal, cerca de 52 mil vereadores e 1 mil deputados estaduais poderão ter aumento na folha de pagamento.
O último reajuste foi em junho de 2007. O projeto segue agora para o Senado.
0 Comentários
Deixe aqui sua opinião acerca da publicação acima.