Veja a acima quanto cada estado pagou de impostos federais em 2009 e quanto cada estado recebeu do governo federal a título de transferência de recursos (dinheiro destinado ao governo do estado e aos municípios respectivos) em 2009.
Os impostos federais calculados são: imposto sobre exportação, imposto sobre importação, IPI, IRPF, IRPJ, IRRF (retido na fonte), IOF, ITR, CPMF, COFINS, PIS/PASEP, CSLL, CIDE-combustíveis, contribuições para o FUNDAF e outras receitas administradas.Os estados foram elencados por região. Começa com a região Norte, depois Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e, finalmente, Sul.
Perceberam? Quanto mais ao sul, menos recursos decorrentes dos impostos que pagamos retornam. Quem paga mais, recebe menos. Quem paga menos, recebe mais.
A gente pode imaginar que isto pode ser interpretado como uma justa distribuição de riquezas. Poderia ser entendido assim, mas a realidade não se coaduna com a real conceituação social. É só olhar o Maranhão, terra dos Sarney, um dos mais bem aquinhoados no retorno de tributos federais e, no entanto, é um dos estados mais pobres do país, com sua infraestrutura social detonada por completo.
0 Comentários
Deixe aqui sua opinião acerca da publicação acima.