PRIMEIROS SOCORROS

Esta obra começa por uma explicação básica dos segredos do funcionamento do corpo humano, com a descrição das suas principais funções vitais. O que desde logo se revela de grande utilidade para se compreenderem melhor os conceitos expendidos nos temas subseqüentes.

Depois de descrevermos, com certa amplitude, os hábitos de vida que contribuem para manter a saúde do corpo e da mente, analisamos em seguida as medidas preventivas de maior utilidade ao longo de nossas vidas, desde a gravidez e da primeira infância, até a terceira idade.

Com toda esta informação, pretende-se alcançar o objetivo da medicina preventiva: manter a saúde, evitar a doença, atingir o maior número de anos gozando a vida na sua plenitude, com energia e desejo de viver

Trata-se de saber aplicar os primeiros socorros corretamente, que podem salvar vidas, e também o que se deve fazer enquanto se espera a chegada do médico.

Apresentamos exemplos paradigmáticos de procedimentos que, efetivamente, podem salvar vidas, como, por exemplo, as técnicas de reanimação , a que alguns preferem chamar técnicas de ressuscitação. Descrevemos processos básicos, sem aludir a medicamentos, porque a utilização destes depende da aplicação de técnicas de ranimação mais avançadas, próprias de agentes de saúde qualificados.

A maioria dos capítulos contempla as urgências médicas e cirúrgicas, que requerem ação imediata ou quase imediata. Uma que não tem, necessariamente, de ser complexa: como colocar um acidentado em posição segura, enquanto se espera a chegada do médico.

Dedicamos várias páginas a como atender a um parto inesperado, por ser situação passível de suceder a qualquer um.

Desde os problemas mais frequentes( feridas, luxações), às situações mais graves (acidentes rodoviários, catástrofes, explosões), passando por lesões e acidentes desportivos, apresentamos soluções práticas para os problemas que podem surgir em qualquer lugar e a qualquer momento.

Postar um comentário

0 Comentários