GOLPES: FIQUE ALERTA





O GOLPE DO “ACHADINHO”, que pode ser aplicado usando um par de alianças ou folha de cheque:



VEJA: as formas que os estelionatários usam para se aproximarem de suas vítimas:



ALIANÇA: O estelionatário escolhe a sua vítima( PREFEREM PESSOAS SIMPLES , IDOSAS) e joga na frente de onde ela vai passar uma caixinha com um par de alianças, com um preço alto e uma qualificação em quilates, como se fosse ouro. Assim que a vítima acha a caixinha, o golpista se aproxima e agradece. Durante a conversa, sob o pretexto de ter que viajar ou alegando uma decepção amorosa, oferece as alianças por até cem reais. A vítima pensando tratar-se de um bom negócio acaba comprando as alianças, cujo valor real não ultrapassa a quantia de dois reais.



FOLHA DE CHEQUE: O infrator deixa cair próximo da vítima uma folha de cheque, preenchida com um valor alto, como se estivesse perdendo o cheque. Quando a vítima acha a folha do talão e tenta devolvê-la, o golpista se mostra agradecido e oferece uma recompensa pela honestidade da pessoa. Em seguida a vítima é convencida a deixar sua bolsa com o estelionatário para poder carregar o “prêmio”, que pode ser sapato, eletrodoméstico, roupas, máquina fotográfica digital, etc. A vítima então deixa a bolsa e vai buscar sua recompensa. Quando volta percebe que o estelionatário desapareceu levando sua bolsa.



“CONTO DO PACO”: Este golpe é idêntico ao golpe do achadinho. A diferença é que os estelionatários usam um pacote, cheio com papéis recortados no tamanho de notas de dinheiro, com uma única nota verdadeira por cima do pacote. O embrulho fica parecendo ser um maço de dinheiro.



GOLPE DO CARTÃO ELETRÔNICO: O infrator fica observando a movimentação dos caixas eletrônicos. Em alguns casos ele inicia um diálogo com a vítima, se oferecendo para ajudá-la na operação do caixa. Durante a conversa ou enquanto a vítima usa o caixa eletrônico, o golpista, usando um cartão falsificado ou furtado, troca os cartões e leva o cartão da vítima. Às vezes os estelionatários conseguem ficar sabendo até a senha do cartão, que usam em outra agência ou banco 24 horas e sacam todo o dinheiro da vítima.



GOLPE DO DEPÓSITO: O autor se passa por funcionário do banco e se oferece para prestar serviços para a vítima: preencher o envelope de depósito (que já está com dinheiro dentro), pegar o dinheiro da vítima para fazer o depósito em um caixa especial, etc. No caso dos envelopes, o estelionatário troca o envelope com o dinheiro por outro vazio e no segundo caso simplesmente vai embora.



FIQUE ALERTA:



As pessoas que praticam esta modalidade de crime são bem falantes, educadas e com grande capacidade de criar situações envolventes, tem um grande poder de convencimento .



As vítimas não são escolhidas ao acaso, de forma aleatória: os golpistas observam e escolhem aquelas que eles têm certeza que sacaram dinheiro em bancos e caixas eletrônicos, ou que acabaram de receber seus salários.



DICAS PARA EVITAR OS GOLPES:



- Desconfie de pessoas desconhecidas que se aproximam oferecendo qualquer tipo de vantagem econômica ou recompensa.



- Ao precisar de ajuda para fazer qualquer tipo de transação bancária, procure um funcionário identificado dentro da agência para ajudá-lo.



- Se for abordado por alguém que tenha comportamento como nos casos descritos acima, acione a Polícia Militar o mais rápido.

Postar um comentário

0 Comentários